sábado, 21 de maio de 2016

A FORMA DE PIZZA - VERA LUCIA D"ANGELIS


Foi no ano de 1967, quando ela tinha 12 anos.
Cada classe escolhia, por sorteio, uma mãe a ser homenageada na festa anual na escola estadual.
O prêmio era uma forma de pizza Fulgor, marca famosa de panelas.
Por que a sua tinha que ser sorteada num ano tão desastroso como aquele?
A professora enérgica de português que distribuía notas zero e pontos negativos para a classe inteira, em todas as aulas. Um suplício para uma aluna aplicada que nunca vivera uma nota mínima. A alegria da mãe homenageada virou dor. E, ainda, o refrão de animação da irmã mais velha que, sem saber da história, voltava o caminho para casa falando de suas notas boas.
Por destino de amargura ou pura coincidência, uma veia estourou no pé da mãe. Pronto-socorro, pontos e o pé enfaixado que a impediram de ir à festa.
Mesmo assim o prêmio chegou às mãos da senhora que recompensou a família com uma pizza saborosa, assim que a ferida melhorou. A válvula vermelha erguendo-se sobre a tampa para avisar que a saborosa estava pronta e o aroma aconchegante apagando toda e qualquer angústia.
Tempos depois uma dor de cabeça forte levou a garota ao médico. A mãe, preocupada, queria levar ao neurologista, mas a sabedoria do clínico consultado compreendeu que se tratava apenas de nervoso. “Um cálcio e tudo estará resolvido” – decidiu ele. Ela ainda cogitou se deveria tirar a menina da escola, já que a origem do problema encontrava-se lá. “Absolutamente desnecessário” – esclareceu o médico.
Veio o segundo semestre e, além da trégua com as férias, uma amiga ingressou na mesma escola e tornou-se grande companhia. Somado ao fato de que todas as notas negativas impostas eram blefe da professora tentando exigir estudo dos alunos.
A mãe não foi mais sorteada e a filha nunca foi reprovada, mas pizzas não faltaram na famosa forma que até hoje faz parte de muitas cozinhas, inclusive na da menina que já tem a idade da mãe na época. Os pratos são outros porque a forma traz com ela um pequeno folheto de receitas ótimas e para pizza há outros destinos e muitos restaurantes bons que a preparam.
Volta e meia presenteia alguém com uma forma dessas, discursando sobre a eficiência da mesma além de sugerir uma receita que aprendeu com a mãe a preparar nela.
Uma história que é também uma receita de como preparar-se para a vida e para as dificuldades.
                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário