domingo, 25 de setembro de 2016

NILSE BERNAL DE SOUZA FRAGOSO - SOLDADO E ATLETA

Soldado é um defensor, alguém que é instruído a receber e cumprir ordens.
Um atleta é um lutador sem farda, que também treina para ficar em forma e conquistar vitórias. Ambos têm papéis semelhantes dentro de certos objetivos.
Contudo, um soldado nem sempre é conduzido pela sua vontade, mas pelo sistema que determina as suas ações.
Um soldado é obrigado a ser leal ao regime que está no poder, caso contrário é considerado traidor, preso e até morto.
Ainda que esse poder se torne torpe, ditador e sanguinário. Ser desertor é vergonhoso? Não;  quando o bem de meia dúzia destrói milhares de vidas, devido à interesses escusos. Então ser ético, honesto e humano e defensor da paz, da vida e do progresso é o verdadeiro papel de um soldado. ou pelo menos deveria ser. O atleta se esforça na perfeição, no seu melhor desempenho, para ser campeão,  quer seja em esportes coletivos ou individuais. Quando existe uma equipe de atletas, o pensamento dever ser regido pela sintonia, sem ela  não há entrosamento e resultados. Ser classificado para participar de uma Olimpíada já é algo especial.Ser eleito entre tantos é significativo, só alguns são escolhidos. No entanto, não é o suficiente para eles, todos almejam uma medalha.
Soldados recebem também medalhas por bravura e conquistas  em batalhas.
Um soldado pode ser um atleta e um atleta um soldado, dependendo do caráter que possuem e daquilo que buscam. Cair duas vezes e se levantar, como Diego Hypólito, não é para qualquer um. Perder uma batalha e se recuperar para vencer uma guerra também.
Porém, o mais importante é o foco, é a intenção, é a virtude que veste o indivíduo em suas empreitadas, ainda que se bata o rosto no chão,  ou se arrisque a vida,  a visão deve ser digna e revestida de coragem, para perder ou ganhar, nunca esquecendo que o empenho jamais deve ser descartado,  e muito menos a coerência com aquilo que cada um almeja angariar, com  respeito, justiça e honestidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário