segunda-feira, 7 de novembro de 2016

NILSE BERNAL DE SOUZA FRAGOSO - DEIXE SUA MARCA DE ESPERANÇA

Professor

Na minha vida encontrei vários tipos de professores, os dedicados e firmes, os mais amigos, os que simplesmente chegavam e saiam da sala de aula, sem deixar sua marca, ou algo que pudesse transmitir diferença na vida dos alunos. Tinham os implicantes, os tímidos e os arrogantes. Alguns vingativos e perseguidores dos seus desafetos em sala de aula. Tinhamos também os enroladores e os simpáticos e até engraçados, que sabiam prender a atenção com músicas e formas lúdicas, saudáveis para se decorar textos e fórmulas. Como em toda profissão existe variedade de conduta, didática e comportamento das pessoas. Pude ter a oportunidade de dar aulas em meu trabalho a empregados e equipes em formação. E quando estava à frente de uma platéia, procurava deixar todos à vontade e fazer do ambiente um lugar agradável e não de ameaça. Contudo, sempre haviam os do contra que tentavam desconcentrar a turma, ou me colocar em situação de embaraço.
Aprendi técnicas para lhe dar com essas situações e quando acabavam as palestras e aulas, sentia que minhas forças haviam sido sugadas e como se a troca de energia fosse intensa. Até hoje encontro pessoas que me dizem coisas que falei e que impactaram suas vidas. Fico surpresa e gratificada, não pensem que não  sofri oposição por ser como sou e agir como uma pessoa que dividia conhecimento.
Hoje é muito difícil ser professor, por inúmeros motivos, mas tente deixar sua marca de esperança, por onde passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário