domingo, 21 de maio de 2017

Homenagem aos 20 anos de AEPTI - tema de maio

A HISTÓRIA DA AEPTI EM MINHA VIDA

Em 2006 mudei da Capital (SP) para Itatiba.
Alguns anos depois, ouvi falar que havia aqui uma Associação de Escritores responsável pela edição anual de uma antologia com contos, poesias e outros tipos de arte.
Interessada localizei-a e fui me inscrever levando comigo uma vizinha de condomínio que tinha engavetados uns poemas de sua autoria escritos tempos atrás.
Preenchemos a ficha e saímos eufóricas de lá já sonhando com a publicação. Mesmo eu que já tinha realizado um sonho de publicar um livro com contos meus, em 2006. E ela imaginando a surpresa das filhas que só saberiam da novidade quando da entrega da antologia, meses depois.
A noite enfim chegou e lá fomos nós, acompanhadas de amigos na nossa noite de autógrafos. As filhas de minha amiga não puderam comparecer, mesmo assim foi uma festa escrevendo dedicatórias e sentindo-se artistas.
Acredito que foi nessa mesma noite que uma senhora se aproximou de mim perguntando se eu era Vera Lúcia de Angelis e que tinha gostado do meu texto. Achei estranho porque não a conhecia, mas agradeci. Mais adiante, em outras antologias lá estava ela, toda sorridente para mim e sempre elogiando meus textos.
Tratava-se de Maria Inês Simões Barbosa, a mais apaixonada pela AEPTI. Por ela passei a participar dos concursos do JI e das antologias também. E nos tornamos amigas.
Maria Inês e eu.
AEPTI e eu.
Depois me associei e conheci outras pessoas atuantes, incansáveis e batalhadoras pela associação: Bertilla, Neide, Regina, Rosa, Maria José, Elizabeth, Nilse, Sr. Perocco, Sr. Thompson, Nei, Joel e outras que aprendi a admirar por sua dedicação em nome da cultura em Itatiba.
Sempre digo que não é comum encontrar uma associação como esta em outras cidades.
Acho que é um privilégio e só quem atua sabe como é difícil cuidar, administrar e manter ativa uma associação como estas.
E como ela nasceu no mês das mães, maio, vejo a AEPTI embalada no carinho de todas essas mães que participaram tanto de sua fundação, quanto da sua continuidade.
Mãe também em nome dos homens que tem o mesmo papel quando zelam por ela.
Parabéns, AEPTI e que tenha vida longa.

Vera Lúcia de Angelis                                            maio 2015





                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário