sexta-feira, 1 de julho de 2016

O REENCONTRO -VERA LUCIA DE ANGELIS

A professora se sentou ao piano e começou a tirar notas que se espalharam pela sala, após muitos anos de silêncio.
Da cozinha o cheiro do quentão brindando o reencontro da mestra e suas alunas de tanto tempo atrás.
Por anos desafinado o instrumento renasceu, após afinamento necessário encomendado por uma das alunas que organizou o encontro.
Nos tempos do ginásio fora ela a aluna especial que ganhou uma maratona de matemática, graças às aulas particulares que a professora lhe concedeu em sua própria residência.
O tilintar suave das xícaras que se apoiavam aos pires, após breves goles de uma tarde acolhedora, combinavam perfeitamente com a formação das alunas agora adultas, cada qual com sua história de vida. Currículos diversos, a não ser na vida pessoal com maridos, filhos e netos. Um mesmo respeito à escola estadual e aos mestres dos anos 60 aos 70, refletido agora nessa reunião de uma tarde da capital paulista, onde a anfitriã se fazia amiga, até mesmo no tratamento por você, agora que a experiência de vida e de idade  as aproximava ainda mais.
Foi momento também do reencontro da mestra com sua música.
E também foi a tecnologia que possibilitou o encontro de todas e até do conserto do piano, dificuldade que se arrastava por anos.
Na verdade, o que mudou não foi somente a tecnologia, mas sim a mentalidade das pessoas. Os valores também. As pessoas se unem pelos meios tecnológicos, mas se afastam por distinção de princípios e ideias e já não suportam enfrentar suas diferenças. Não são os meios que as afastam, mas sim as convicções.
O elevador chegou e partimos. O gato cinza esperava no hall para onde saíra equivocadamente, trocando o susto da sua dona por mais risadas de satisfação por nosso reencontro.
 Saímos de lá plenas de carinho e satisfação por conhecer, de uma outra forma, essas pessoas que fizeram parte de nosso universo estudantil e continuamos a nos falar através da internet.
Talvez nosso estudo de matemática fosse muito diferente com os meios possíveis de hoje, mas tudo se resolveria da mesma forma já que nossas famílias nos ensinaram o valor da escola e dos mestres, o que, infelizmente, não é tão comum nos dias de hoje.
Vera Lúcia de Angelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário